Notícias

30/11/2012

Eco Contabilidade apresenta novo site...

+ leia mais

14/02/2012

Prazo de Recolhimento do Simples Nacional...

+ leia mais

03/02/2012

As principais modificações de leis para as empresas em 2012...

+ leia mais

Financeiro

Hoje, é preciso gerenciar com competência todos os recursos financeiros disponíveis na empresa. Porém só será possível, se for realizado com a participação e integração de todos os responsáveis das áreas. A boa utilização da ferramenta fluxo de caixa viabiliza a avaliação do seu capital de giro, dimensiona o potencial efetivo das organizações para implementar decisões de investimento, financiamento, distribuição de lucros e/ou pagamento de dividendos.

Também, gera indicadores do momento ideal para a realização de empréstimos ou captações de recursos externos, tanto para a cobertura de eventuais situações de déficit, além de orientar as aplicações dos excedentes de caixa no mercado financeiro, possibilitando maiores ganhos para a organização e melhor compatibilização dos prazos.

É importante o planejamento do fluxo de caixa, porque irá indicar antecipadamente as necessidades de numerário para o atendimento dos compromissos que a empresa costuma assumir, considerando os prazos para serem saldados. Com isso, o administrador financeiros estará apto a planejar com a devida antecedência, os problemas de caixa que poderão surgir em conseqüência de reduções cíclicas das receitas ou de aumento no volume dos pagamentos.

O Fluxo de Caixa é de fundamental importância para as empresas, pois constitui peça indispensável de sinalização para os rumos financeiros de uma organização.


Funções da área Financeira:

1 - Recebimento e cobrança diária dos honorários;
2 - Lançamento de valores para cobrança dos honorários;
3 - Emissão de cheques para pagamentos;
4 - Pagamento de duplicatas e impostos;
5 - Preparação de malotes para bancos;
6 - Conferência do caixa;
7 - Conferência de bancos através de lançamentos de extratos;
8 - Controle de contas a pagar e contas a receber.